quarta-feira, fevereiro 20, 2008

filmes

Esqueci-me de fazer aqui o comentário ao Cassandra´s Dream, que já vi há algum tempo. Apesar de estar num estilo bastante diferente do Woody de antigamente, gostei muito do filme. Esta abordagem ao pior que existe na natureza humana é um tema que me interessa. Não pelo seu lado mórbido, mas pela fraqueza que demonstra. Nós somos realmente seres muito complicados e desconhecidos, até para nós próprios. E isso é, no mínimo, assustador. Assustadora é também a ideia, muito debatida entre os protagonistas, de que depois de ultrapassar certas linhas, já nada voltará a ser como dantes...

Lust, caution do Ang Lee. Será que a fronteira entre os nossos próprios desejos e os dos outros são mesmo tão ténues? Será que temos sempre de agir baseados num extremo? Coração ou razão? Ou ambos numa mistura complicada?...

Outro filme, Into the Wild. Bravo, Sean. Gostei muito. Achei o filme perturbador e forte no sentido em que, ao longo daquelas mais de duas horas, me levou a muitos estados de espírito diferentes, quase todos com base muito radical. No fim, obriga a pensar de forma muito temperada e equilibrada, fazendo uma reflexão sobre o que realmente somos e o que queremos da nossa existência. Ufa. Já passaram muitas horas desde que vi o filme, mas na minha cabeça ainda ecoam todos os pensamentos que me ocorreram naquelas horas...

Sem comentários: